O TEDxVer-o-Peso é realizado de forma voluntária por toda equipe. Você deve se perguntar por que. É fácil responder: esta é uma filosofia do TED para manter o espírito participativo, a ideia não é tornar TEDx algo comercial. E vale a pena tanto trabalho sem ganhar nenhum tostão? Ô se vale! É o trabalho voluntário dos nossos sonhos. Abraçamos a causa das ideias boas que merecem ser espalhadas. Estamos há 1 ano trabalhando para fazer o evento acontecer e o que nos motiva é a paixão e a certeza de estarmos atuando na linha de frente de uma grande e profunda transformação.

Realizadores

Ana Luiza Violato Espada

xira peq

Gosta mesmo é de ser chamada de Xirra, apelido que ganhou quando cursou Engenharia Florestal na Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Depois de visitar os Estados Unidos e de fazer intercâmbio na França, percebeu que seu país é maravilhoso e resolveu lutar por suas florestas tropicais. Chegou na Amazônia e descobriu que a mata também é feita de gente. Hoje promove atividades de manejo florestal pela sustentabilidade e valorização econômica da região – um dos maiores desafios para o futuro da floresta. Trabalha no Instituto Floresta Tropical (IFT), e nas horas vagas se dedica a diversas atividades renovadoras, como caiaque e bike. O que mais gosta de fazer é viajar, conhecer novos lugares, pessoas, perspectivas. Acredita no poder revolucionário das ideias para fazer a diferença. Para por em prática suas crenças, foi voluntária do TEDxVer-o-Peso ˈDiferentes jeitos de viverˈ, co-host do TEDxVer-o-PesoChange e se tornou licenciada do TEDxVer-o-Peso ˈAtitudes que renovamˈ e tem a missão de conduzir seu time para a realização de um evento que vai inspirar Belém do Pará.

Karina Miotto

eu peq

Comunicadora e jornalista ambiental, Karina gosta de morar em lugares diferentes (passou por Estados Unidos, Espanha e Itália). No Brasil, abre um sorriso enorme para contar que, além de São Paulo, sua cidade natal, viveu cinco anos na Amazônia, entre Manaus e Belém, “para sentir a floresta e aprender com ela”. Já trabalhou para ONGs nacionais e internacionais e durante dois anos foi editora do site ((o)) eco. Atualmente encontra no Rio de Janeiro tudo o que a faz feliz em uma cidade: um trabalho que fala com seus ideais, natureza em volta, ciclovias, mar e a turma maravilhosa do Educação Gaia, “o curso que eu pedi a Deus, pautado na sustentabilidade em 4 pilares: social, econômico, ecológico e visão de mundo – a definição do que é ser sustentável deve ser holística para ser completa”. Karina entrou de cabeça no mundo TEDx ao trazer até Belém o TEDxVer-o-Peso, em 2011. É parte da comunidade TED Global, já participou da conferência na Escócia e foi até o Qatar encontrar outras centenas de organizadores de TEDx no TEDxSummit, em 2012. No TEDxVer-o-Peso 2013 é co-host, lidera a comunicação e a curadoria de palestrantes. É proativa, idealista, ativista, agente de mudanças, conectora de pessoas, ambientalista, geradora de ideias e viajante do mundo. “Colecionadora de experiências” foi uma das melhores definições que já ouviu a respeito de si mesma.

Larissa Stoner

lari peq

Bióloga atuando na área socioambiental há 12 anos, foi uma das organizadoras do TEDxVer-o-Peso de 2011. Atualmente trabalha como vice-secretária executiva da ONG Instituto Floresta Tropical, que visa promover o bom manejo florestal. Nascida nos Estados Unidos, criada em Brasília, mora em Belém desde 2009. Inspirada pelo tema do TEDxVer-o-Peso, decidiu que estava na hora de renovar. Em 2013 se despede de Belém rumo a novas experiências inspiradoras. Viveu a Amazônia intensamente e parte com uma bagagem incrível de ideias, reflexões, amizades, cores, cheiros, sabores e ritmos

Bernardo Reis

bernardo peq

Advogado, especialista em direito internacional pela PUC-SP e mestrando em relações internacionais pela Universidade do Minho, de Portugal, onde morou por dois anos. Apaixonado por música, tecnologia e por conhecer novos lugares e novas culturas, já esteve em vinte países e sonha conhecer ao menos mais trinta até os cinqüenta anos. Acredita no poder da justiça, da informação e das boas idéias, ferramentas indispensáveis para transformar o mundo em um lugar melhor. Não tem a menor dúvida de que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Chris Kokubo

chris peq

Nascida e criada em São Paulo, escreve para viajar, viaja para escrever. Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e em hotelaria pelo Senac-SP, dirigiu e produziu um documentário sobre um coral infantil exibido em festivais do Rio, São Paulo e Santiago de Cuba. Juntou as duas carreiras ao começar a escrever sobre hotéis espalhados pelo Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Chile. Depois, entrou para a comunicação corporativa, primeiro em uma consultoria hoteleira e por último numa grande rede de hotéis brasileira. Agora, quer enveredar cada vez mais pelo mundo da sustentabilidade, em todas as definições que essa palavra pode alcançar, para espalhar e ajudar a semear boas ideias e práticas.

Dandara da Costa Ramos

dandara peq

Escolheu a Psicologia por ser apaixonada pelo ser humano, mas foi adiante quando escolheu ser coach foi para colocar em prática sua missão de vida: mudar a vida das pessoas mostrando o quanto podem ser a mais e ir além. Ama a natureza, gosta de coisas simples e só pode viver se estiver apaixonada: seja por alguém, por um projeto ou (sempre!) por ela mesma. Não pediu para nascer e vou morrer sem querer, então está tratando de aproveitar o intervalo com tudo que pode.

Raphaella Marques

raphissima peq

Depois de tantos apelidos, adotou mesmo o Raphíssima. Jornalista apaixonada, é mestranda em Arte, Cultura e Sociedade. Trabalha como freelancer em qualquer coisa que a inspire. Pesquisa sobre Estética Urbana, Economia Criativa & Consumo Colaborativo. Ama arte de rua, cachorro e peixe-boi, praia, andar a pé, tocar tambor, cultivar horta, e montar figurinos divertidos. Não vive sem família, amigos, o amor e o ofício. 

Roberta Rabelo Gravina

roberta peq

Brasiliense apaixonada pela terrinha, que adorou morar em Sampa e que está em Belém do Pará com a família desde junho de 2011. Publicitária, pós-graduada em marketing, terminando design de moda, encantada com dança e interessada em comportamento (de preferência que resulte no bem). Animada com as grandes possibilidades da nova cidade, do novo estado, da Amazônia,da nova vida. E que venha sempre uma nova vida!

Rafael Araújo

rafa peq

Administrador e Publicitário por formação, professor e fotógrafo por vocação. Rafael largou a vida entre quatro paredes para cair de cabeça no mundo das imagens. Especialista em Praxis e Discurso Fotográfico é um amazônida “nascido e criado” nos rios, furos e igarapés da região. Rafael desenvolve seu trabalho autoral documentando o cotidiano e tradições da cultura amazônica e os impactos sofridos por elas em virtude dos efeitos do “desenvolvimento” humano. Acredita que as trocas de saberes e vivências são caminhos possíveis para o Homem reinventar a sua existência no mundo. Um apaixonado pelo vida que acredita que um sorriso no rosto, já é o cartão de visita para uma vida melhor.

Mireille Pic

mireille peq

Nascida em Santa Catarina, cresceu no interior de Minas Gerais e em São Paulo, mas escolheu Brasília para se graduar em engenharia florestal e se casar. Viçosa foi a opção para o mestrado, Montpellier para ter as 3 filhas e mais uma vez Brasília para o nascimento do caçula. A escolha mais recente é Belém do Pará, onde vive com toda a família desde o início de 2011. Muitas mudanças, muitos filhos, muitos projetos, muita disposição e muita vontade de muito mais. Para ela uma atitude que renova é acreditar!

Camila Mikie Nakaharada

camila peq

Estudando Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro na Baixada Santista, deu um pulinho na Amazônia no meio da graduação e comeu jaraqui conscientemente. Da biologia tem a certeza que a vida se expressa em pequenos e grandes milagres, desde uma célula até grandes ecossistemas. Admirada pelo mundo, mas inquieta com o que estamos fazendo com ele. Por isso buscando diferentes jeitos de ser e estar, agir e reagir. E assim se reinventa, se redescobre. Ouviu mais uma vez o chamado da floresta e todas as formas de vida que ali pulsam para esse TEDxVer-o-Peso.

Bianca D’aquino

bianca peq

Estudante de Comunicação social – habilitação em publicidade e propaganda da UFPA. Adora cinema, séries, música, pessoas e conversas. Nunca morou fora do País, nunca pulou de paraquedas, sempre sonhou em fazer algo pra melhorar o mundo. Acredita que mais do que apontar erros é preciso apontar soluções. Atualmente, trabalha no Marketing da Cultura – Rede de Comunicação, onde descobriu uma nova paixão: organizar eventos. Acha o TEDx um jeito diferente de discutir e mudar o mundo e uma forma de aprendizado inigualável.

Peri Dias

peri peq

É daqueles que sempre dizem que viajar é a melhor coisa do mundo. Ele se empolga quando lê um bom texto, faz mais planos do que é capaz de executar e é um autêntico representante da geração “quero um mundo melhor, não sei bem como, mas tento fazer algo”. Gosta de ser jornalista e procura aprender com as experiências que já teve como produtor de TV, repórter de economia e feliz integrante do mundo das ONGs ambientais. No TEDxVer-o-Peso, está percebendo que dá para botar de pé o que antes era só uma ideia sensacional.

Alice Vasconcellos

alice peq

Designer da Revista Nova Escola, da Editora Abril e dedicada a estudar temas voltados à educação. Conheceu Belém em 2010. Sua valiosa contribuição com o TEDxVer-o-Peso começou em 2011, quando cuidou de toda nossa linguagem visual. De acordo com muitos participantes do TEDxSummit, que aconteceu no ano passado em Doha, no Qatar (ela também esteve lá para representar o TEDxVer-o-Peso!) nossa sacola de brindes, desenhada com esmero por Alice, foi eleita uma “das mais bonitas” entre o mundo TEDx. É com muita alegria que contamos para você que ela continua sendo nossa Diretora de Arte. Nas mãos dela, certamente a alma do nosso evento vai ficar muito clara para você.

Apresentadora

Ursula Vidal

Ursula Vidal

Perguntadora profissional desde criancinha, virou jornalista e documentarista. Dirige e apresenta, em Belém, um programa de TV chamado Etc & Tal. Decidiu participar do primeiro TEDxVer-o-Peso, em agosto de 2011, depois de se apaixonar pelo projeto durante uma entrevista que fez com Karina Miotto, a host da época. Está vibrando com a possibilidade de integrar essa rede de mobilização, inspiração e inovação. Ursula será a apresentadora desta edição do evento.

Voluntários

Ana Goelzer
Debora Leal
Eduardo Hildebrandt
Edvaldo Souza
Fabio Nascimento
Igor Vianna
Juliano Augusto
Lorenda Raiol
Luiz Sanches
Ronildo Souza