Realizadores

Karina Miotto

Jornalista e típica sagitariana: gosta de viajar (já morou nos Estados Unidos, Espanha e Itália), não aguenta rotina e lê quatro livros ao mesmo tempo enquanto trabalha para informar e sensibilizar as pessoas em defesa da Amazônia e do planeta – para ela a mudança só é possível quando passa pela mente e pelo coração. Desde Belém, publica e edita reportagens no site ((o)) Eco Amazonia. Um dia, acordou disposta a trabalhar apenas por ideal. Então mudou o rumo de sua carreira para o jornalismo ambiental, saiu de Sampa e foi parar na grande floresta. Tem como meta de vida espalhar boas sementes por um mundo bem melhor, medita, canta, se interessa por temas relativos à espiritualidade, gosta de estar entre pessoas inspiradoras e desconfia que por causa disso tudo resolveu mergulhar no encantado mundo do TEDx. Karina Miotto é host do TEDxVer-o-Peso e faz parte da comunidade TED Global.

Ana Luiza Violato Espada

Gosta mesmo é de ser chamada de Xirra (ou Xir²a), apelido que ganhou quando entrou em Engenharia Florestal na Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Depois de visitar os Estados Unidos e de fazer intercâmbio na França, percebeu que seu país é maravilhoso e resolveu lutar por suas florestas tropicais. Chegou na Amazônia e descobriu que a mata também é feita de gente. Hoje promove atividades de manejo florestal pela sustentabilidade e valorização econômica da região – um dos maiores desafios para o futuro da floresta. O que mais gosta de fazer é viajar, conhecer novos lugares, pessoas, perspectivas. Acredita no poder revolucionário das ideias para fazer a diferença.

Débora Leal

Formada em processamento de dados pelo Centro Universitário do Pará, tem especializações em gerenciamento de projetos e marketing, ambos pela PUC-Rio. Trabalha há 14 anos com projetos digitais. Apoiou eventos como o Clean Up Day no Rio de Janeiro e está contando os dias para a realização do TEDxVer-o-Peso. É filha de paraense com carioca e cresceu ouvindo de suas avós histórias de mãe-d’água, curupira e mediunidade, o que a faz acreditar no sobrenatural e na interpretação de sonhos.

Paula Ellinger

Sempre sonhou com um mundo do bem. Nasceu na serra fluminense e, aos 19 anos, saiu de casa para procurar a ‘receita’. Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UNB) e fez mestrado em Desenvolvimento Local pelo Institute of Social Studies, na Holanda. Trabalhou no setor público, privado e em ONGs, organizou casamentos e campanhas sociais, morou na Argentina, Inglaterra, Espanha, Holanda e Tailândia. Pesquisou desenvolvimento sob um monte de óticas – de turismo comunitário e transparência no setor petrolífero a Código Florestal. Depois dessa volta, retornou ao Rio de Janeiro para trabalhar no apoio a lideranças e inciativas para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Hoje descarta receitas e aposta em propósitos.

Larissa Stoner

Bióloga com mais de 10 anos de atuação na área ambiental, é atualmente vice-secretária executiva da ONG Instituto Floresta Tropical (IFT), com sede em Belém e cuja missão édifundir boas práticas de manejo florestal na Amazônia. Suas inspirações incluem o esplendor da árvore Samaúma na floresta Amazônica, belas cachoeiras do Cerrado, céu de Brasília, corredores de mangueiras pelas ruas de Belém, notas musicais de um chorinho, fotografia, riquezas culturais e gastronômicas da América Latina, rebolado sensual do carimbó, resgate da cultura popular brasileira, trabalho voluntário e altruísmo. Outra coisa que a agrada bastante é a garra e a perseverança da equipe do TEDxVer-o-Peso.

Mariana Vedoveto

Engenheira florestal formada pela Esalq – Universidade de São Paulo (USP). Nascida em São Paulo, hoje trabalha pela Amazônia com muita convicção e afinco. Não nega suas raízes, mas se considera amazônida de carteirinha e morre de orgulho do seu sangue latino – isso inclusive a fez parar no México. É pesquisadora do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), onde está envolvida em importantes projetos de desenvolvimento para a região, entre eles o apoio à implementação de unidades de conservação na Calha Norte do rio Amazonas e a avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Pan-Amazonia. É fiel ao bom e velho rock’n roll e ainda sonha em fazer solos de guitarra como Jimmy Page.  Foge incansavelmente da zona de conforto e vive a mil por hora. Viajar o mundo é sua meta de vida.

Arthur Lisboa

Estudante de Ciências Contábeis e auxiliar administrativo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Gosta de dizer que não apenas nasceu em Belém, mas que nela está “enraizado”– não existe um belemense que não seja apaixonado por sua cidade. Arthur quer viajar o mundo e fazer a sua parte no combate às desigualdades sociais. Carrega no peito a vontade de fazer a diferença e para isso respira bem fundo e olha para a frente em busca da superação de seus limites. Será que foi por isso que ele aceitou de cara o convite para cuidar de todos os contratos e da contabilidade do TEDxVer-o-Peso?

Alice Vasconcellos

Designer da Revista Nova Escola. Conheceu Belém em 2010 e visitou uma comunidade quilombola. Acredita que espalhar boas ideias é uma das melhores formas de se mudar mundos e quer retribuir à cidade um pouquinho do que a capital do Pará mudou no mundo dela.

Priscilla Santos

Fez intercâmbio nos EUA, trabalhou como professora de inglês, cinema e audiovisual, se aventurou como VJ da MTV em Belém e até cantou numa banda de rock e soul. É formada em ciências jurídicas e sociais pela PUC – RS e especialista em direito ambiental e urbanístico. Trabalha no Imazon na área de mudanças climáticas e participou de COPs em Copenhague e Cancún. Atualmente investiga os desafios da governança florestal na Amazônia. Tem blog de poesia, ama fotografia, cinema, música, natureza e viajar. Busca novidade, quer um mundo mais justo e pretende plantar sementes pra isso no TEDxVer-o-Peso.

Jamilye Salles

Formada em Ciências Jurídicas pela UFPA, foi estagiária de direitos humanos no Ministério Público Federal. Essas experiências lhe renderam formação político jurídica, atuação em casos de escravidão, violência no campo, tráfico de pessoas, discriminação migratória e violência policial, além de publicações e da seleção para o Colóquio Internacional de Direitos Humanos, entre 43 ativistas do planeta, em 2010. Atualmente é pesquisadora do Imazon, onde investiga o reconhecimento territorial dos povos da floresta. Nascida em Belém, sente orgulho de sua cidade e de ser da Amazônia. Tem nas veias sangue indígena e de seringueiros e é apaixonada por arte marajoara e culinária paraense.

Ana Flávia Quintão Fonseca

Bióloga, pesquisadora e educadora que une a vontade de mudar o mundo à conscientização ambiental por acreditar que é possível reverter a história de destruição dos recursos naturais. Encontra na família a inspiração de seus passos.

Voluntários

Ana Goelzer
Diana Figueroa
Elva Vieira
Gabi Juns
Glauco
Geraldo Milet
João Meirelles Filho
Juliana Marruás
Leonardo Aquino
Luciano Sauer
Merel van der Mark
Maécio Monteiro
Marcelo Lelis
Pedrox Loureiro de Bragança
Ronildo Souza
Victor Hugo